Artigos Gerais jhonnylopes

Transição De Carreira, Como Fazer?

Transição De Carreira, Como Fazer?

Chega um momento da nossa vida profissional que a transição de carreira se torna uma opção. Temos que escolher o que seguir para o resto de nossas vidas muito cedo e muitas vezes não temos conhecimento suficiente para tal.

Pode ser por esse ou por outro motivo, sempre teremos espaços para “começar do zero” e apostar em uma nova carreira.

Nenhum conhecimento adquirido ao decorrer do tempo deixa de ser válido, podendo ser reaproveitado. Então, se você tomou essa iniciativa em sua vida, saiba que nunca é tarde demais e que você ainda pode ter muito sucesso.

Mas, claro, esse tipo de decisão não pode ser feita de forma impensada, por isso, veja algumas dicas para você começar a planejar melhor essa nova fase.

Transição de carreira: tenha certeza do que você quer

A primeira coisa que você deve fazer se está pensando em transição de carreira é: PENSAR! Não é uma decisão pequena em sua vida, principalmente se você já estiver estabelecido.

A partir do momento que você tiver a certeza de que deseja mudar de ramo, uma recomendação é não abrir mão da sua profissão até aparecer algo mais concreto (exceto se você tiver que dedicar tempo exclusivo por algum motivo).

Estude bem esse novo ramo que pretende seguir e comece a traçar metas, bem como o que será necessário para atingi-las.

Uma alternativa para você ter certeza sobre o que você deseja é tentar uma espécie de estágio para ter maior familiaridade prática com o assunto.

Use o máximo dos seus conhecimentos para essa nova etapa

Nenhum conhecimento é perdido, mesmo que a sua transição de carreira seja para algo extremamente diferente da sua área de atuação.

Ser multidisciplinar, inclusive, é algo que as empresas prezam muito hoje em dia. Sendo assim, tente incrementar algo do seu antigo trabalho com o seu novo, pois isso lhe dará outra perspectiva sobre as coisas.

Novos desafios sempre irão aparecer e em cada um deles absorvemos algum ensinamento para aprimorar a nossa performance.

E pode até mesmo parecer que você vai regredir um pouco com a transição de carreira dependendo do caso, mas quando você muda de ramo há certas skills que você ainda não possui, então dificilmente será contratado se exigir muita experiência.

Mas isso não é motivo para desanimar, pois se mostrando um bom funcionário é possível crescer rapidamente dentro de uma empresa. Então, mesmo que tenha pouca experiência, aproveite todas as oportunidades.

Quanto mais curioso, proativo, determinado, focado e simpático com seus colegas de trabalho você for, maiores são as chances de você ter sucesso – independente do ramo.

Aprimore-se sempre

Algo fundamental sobre a sua vida profissional é que você não pode parar no tempo, é preciso aprimorar as suas habilidades para ter espaço no mercado de trabalho.

Hoje em dia os cursos à distância estão sendo muito procurados, pois quem trabalha consegue ter flexibilidade de horários e material de conteúdo para aprender.

O fato de não serem longos também ajuda a diversificar seu conhecimento, o que é ótimo para qualquer empresa.

Quando você resolver apostar em algo novo provavelmente se deparará com uma série de opções, mas antes de apostar em algo mais específico é recomendado partir para uma ferramenta universal: Excel.

Esse software é simplesmente incrível e totalmente adaptável. Quem sabe Excel avançado tem um diferencial gigantesco no mercado de trabalho, pois ele é realmente muito útil e robusto.

Então, se você está em vias de transição de carreira e quer aprimorar as suas habilidades para ter o merecido sucesso, conheça o curso de Excel de Jhonny Lopes. Acessível, à distância e de excelente qualidade. Para mais informações acesse o site.

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Sobre o autor | Website

Autor do Blog Caminhos do Emprego, Especialista Microsoft Office Excel 2016 com certificação internacional, Professor de Informática e Excel com 15 Anos de Experiência, Dono do maior canal de Excel no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos, criador do método Excel descomplicado, o método que ensina você a pensar em Excel e aprender de verdade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.