Qualificação Profissional Reflexão

Transparência no Trabalho

Transparência no Trabalho

Este post irá abordar a transparência no trabalho, com o sentido de saber bem se comunicar com os outros, a fim de estabelecer metas e obter resultados positivos. Alguém que é transparente ao se comunicar com as pessoas, transmite confiança. Além de passar as informações sobre o que fala de modo preciso.

Esta qualidade de ser transparente nas relações profissionais, principalmente, possibilita que as tarefas do dia a dia sejam executadas com consistência e sem surpresas, que podem colocar tudo a perder, pois todos já sabem o que devem fazer. Um líder transparente contribui para uma atmosfera saudável e receptiva dentro da empresa e um olhar para um franco futuro.

Muitas pessoas confundem, nas organizações em que atuam, que ser transparente pode afetar a autoridade que porventura exercem ali. Mas isso é bobagem, porque quanto mais nos relacionamos com os outros, sendo verdadeiros, mais eles gostam e confiam em nós, tornando tudo mais fácil e evitando descontentamentos ou desencontros.

Outra coisa importante também é diferenciar a transparência da má educação. Pois, dar a opinião sem ser solicitado, ou ainda se for fazê-lo, referir-se aos outros com grosseria ou para constrangê-los, nada tem a ver com ser transparente.

“Importante: Transparência é #(diferente) de má educação.”

O local de trabalho, embora longe de ser ambiente familiar, no qual ficamos muito mais à vontade em sermos nós mesmos, pode ser encarado de maneira harmoniosa e segura quando relaxamos e somos transparentes com educação ao dizer e demonstrar o que sentimos e queremos.

Resumindo: Ser transparente no trabalho é informar alguma coisa sem escondê-la.

Seguem agora algumas características e qualidades que fazem de alguém transparente ser admirado, respeitado e querido no trabalho:

– Autenticidade: Muitos de nós confundimos ser autêntico com dizer e revelar tudo o que s sente e pensa, mas a autenticidade tem a ver com se comportar de forma equivalente aos valores que se defendem.

– Disponibilidade: Alguém que se põe na posição de auxiliar os outros é sempre valorizado.

– Ser bom ouvinte: Até para poder argumentar consistentemente.

– Harmonia: No sentido de sempre procurar elevar o clima pra cima dentro de uma organização.

– Meticulosidade: É preciso ter atenção na hora de resolver algum problema a fim de mais agregar do que esvaziar significações, que talvez sejam fundamentais na cultura da empresa.

Acesse agora este link do Portal Administradores e saiba mais sobre a importância que tem a transparência no mundo corporativo:

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/transparencia/64363/

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.